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Crowdfunding – Apoie um projeto e faça parte da comunidade

Imagine que você tem uma ideia de um produto ou serviço inovador e com um grande potencial de vendas. Algo que ninguém pensou antes! Na verdade, não precisa nem imaginar. Quem nunca teve uma grande ideia e acabou esbarrando nas mais diversas dificuldades para colocá-la em prática? Tempo, dinheiro e risco é o que geralmente nos impede de tentar a sorte com as nossas invenções, deixando-as apenas na imaginação. Mas e se fosse possível ao menos testar, de uma forma relativamente rápida, mais barata e com baixo risco, se as pessoas em geral gostariam de ter esse seu produto ou serviço? Parece interessante! Essa é a proposta do crowdfunding, ou o financiamento coletivo por uma comunidade interagindo e contribuindo para que ideias das mais variadas saiam do papel e possam ter recursos para se lançarem no mercado.

Na prática, como funciona o financiamento coletivo?

Pode não parecer, mas colaborar é bastante simples. Para todas as pessoas que se interessam por um projeto divulgado em uma plataforma de crowdfunding e desejam contribuir, basta escolher uma das recompensas e fazer o pagamento online direto na plataforma. Caso a campanha seja bem sucedida, atingindo o valor solicitado, você receberá sua recompensa e terá o prazer de saber que você ajudou para o sucesso da ideia e dos empreendedores. Entretanto, se a campanha não alcançar o seu objetivo, você receberá seu dinheiro de volta.

Para empreendedores que querem criar uma campanha de crowdfunding, os passos são um pouco mais elaborados. Ainda assim vale a pena se compararmos à dificuldade de se lançar no mercado com pouco dinheiro e sem validações.

Utilizar mídias sociais (Facebook e Instagram são as mais indicadas para uma campanha no Brasil), criar páginas de conversão com conteúdos relevantes para o seu público alvo e fazer sorteios antes da campanha ser lançada é interessante para se ter uma boa base de e-mails cadastrados de possíveis colaboradores. Esses passos são quase que pré requisitos para se ter uma campanha de sucesso. Além disso, uma assessoria de imprensa também é fundamental para divulgar cada conquista na campanha e assim ter maior engajamento do público. E esse esforço para a divulgação da campanha deve ser o mesmo para a criação dela. É no vídeo que você tem a oportunidade de conquistar seu público e convencê-lo a contribuir para a campanha.

Para as plataformas de financiamento coletivo, quanto mais projetos bem sucedidos, maior é o sucesso da empresa. O modelo de negócios dessas plataformas é baseado em uma porcentagem do valor total arrecadado pela campanha, caso ela seja bem sucedida. No Brasil as principais plataformas são catarse.me e kickante.com.br.  

No post “Qual a relação entre consumo colaborativo e economia do compartilhamento”, falei sobre as três grande áreas dos modelos de negócios para empreendimentos do consumo colaborativo. O Crowdfunding está inserido dentro do lifestyle colaborativo, pois ele é um marketplace onde pessoas podem compartilhar e receber recursos financeiros. Com o crowdfunding, diminui-se a necessidade de empréstimos bancários com juros caros, ou do investimento privado com a venda de uma porcentagem da empresa. Desta forma, quebra-se algumas das principais barreiras para botar em prática boas ideias.

Eu mesmo faço parte de uma campanha de financiamento coletivo: Tour PodCycle. Já faz algum tempo que eu tenho o sonho de transformar a mobilidade urbana e melhorar o caótico trânsito das cidades. Desde então eu persigo a ideia de um carro elétrico para modelos de compartilhamento que permitam que as pessoas possam ter acesso a veículos mais sustentáveis e eficientes. O PodCycle, nome do veículo elétrico que estamos propondo na campanha, é projetado para duas pessoas sendo mais condizente com a média de ocupação dos veículos no Brasil (1,4 pessoas por carro). Quer saber mais sobre essa campanha? Acesse o link do Catarse e contribua você também!

Veja o vídeo da campanha:

Você conhece alguma campanha bem sucedida?

Veja aqui dois exemplos. O primeiro é o da campanha do “Mola”, um projeto que eu gosto muito e foi uma das maiores arrecadações no Brasil até hoje.

A segunda foi um sucesso total nos Estados Unidos, o “Coolest Cooler”. Você usaria esse produto aqui no Brasil?

Não perca a oportunidade de apoiar uma campanha aqui no Brasil. Juntos conseguimos colocar em prática ideias maravilhosas que jamais sairiam do papel sem essa colaboração.

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