Skip to content

Miami – Compartilhamento de Bicicletas

O serviço de compartilhamento de bicicletas é, sem dúvida, um dos meu favoritos na economia compartilhada. De forma rápida e acessível é possível pegar uma bicicleta e sair pedalando sem se preocupar com onde vamos guardá-la nas nossas residências, nem com o a indisponibilidade de bicicletários pelas regiões metropolitanas, um problema recorrente em muitos países (quem nunca prendeu a bicicleta em um poste qualquer pela falta de um lugar apropriado…).

Para os turistas esse serviço também é muito conveniente e uma opção barata para se locomover pela cidade. Miami conta com o Citi Bike, um serviço operado pela DECOBIKE e patrocinado pelo Citibank. Esse modelo de “white label” no qual empresas pagam para ter seu nome vinculado a uma iniciativa sustentável e de impacto social enquanto outra empresa opera o serviço está se tornando bastante comum. Para o bike sharing isso também é muito recorrente (vejamos o Itaú e a Sertell no Rio de Janeiro).

Como funciona o CITI Bike em Miami?

Para quem irá utilizar o serviço pela primeira vez deve ser feito um breve cadastro no totem da estação de compartilhamento. Todo o sistema de verificação é baseado no cartão de crédito que você irá cadastrar nesse momento. Por isso, sempre que for utilizar o serviço é imprescindível ter o cartão de crédito em mãos.

Escolha entre Inglês e Espanhol
Escolha entre Inglês e Espanhol

Passo 1: Insira (e logo depois já retire) o cartão de crédito para o cadastro.

Insira o cartão de crédito
Insira o cartão de crédito

Passo 2: Preencha os dados solicitados para finalizar o seu cadastro. É necessário fornecer um e-mail, telefone e aceitar os termos de uso do serviço.

Preencha os dados solicitados
Preencha os dados solicitados

Passo 3: Retirar a bicicleta. Para isso você insere o número da bicicleta (está escrito no quadro do bike) no totem e, assim que aparecer a luz verde em frente à bicicleta, ela será liberada para você. Dê uma empurradinha para frente na bicicleta e logo em seguida já puxe ela na sua direção.

Insira o número da bicicleta
Insira o número da bicicleta

Pontos de compartilhamento

Miami é uma cidade muito espalhada e dividida em inúmeras regiões. Infelizmente o serviço da Citi Bike não atende toda a cidade, apenas a região Downtown Miami e Miami Beach, se estendendo um pouco para norte e sul dessas regiões, mas nada que te permita conhecer cada cantinho da cidade.

mapa citibike
Mapa CITIBIKE

Redistribuição das bicicletas

Uma pergunta frequente sobre esse sistema de bike sharing é: “Como se garante que sempre terá uma bicicleta disponível nas estações de compartilhamento se as pessoas podem devolver em outros locais?”

A resposta é que existe um sistema logístico por trás bastante complexo. Primeiramente, a empresa que opera o serviço tem um setor de inteligência que analisa os dados de número de locações de bicicletas por região, por horário e por dia da semana além do local onde esse bicicleta é devolvida, também balizado pelo horário, região, etc. Esses são dados básicos analisados, mas sem dúvida existem outros que não são divulgados pela empresa (afinal, é aí que eles se diferenciam).

Feita a análise desses dados fica mais fácil decidir o local onde faltará bicicletas e de onde deve-se buscar essas bikes para serem redistribuídas. Com isso, o carro da empresa coleta as bicicletas e as deixam em cada ponto determinado.

 

Redistribuições das Bikes
Redistribuições das Bikes

Valores em Miami

Miami é uma cidade muito turística, principalmente essa região de Miami Beach onde estão a maioria das estações de compartilhamento. Penso que esse seja o motivo para ter uma tabela de preço específica para o uso turístico de poucas horas. Normalmente esse tipo de serviço de bike sharing cobra apenas pelo dia/semana/ano e te permite pegar a bicicleta sem nenhum custo adicional por períodos entre trinta minutos e uma hora, dependendo da cidade. Assim que esse período é finalizado, você deve devolver a bicicleta em uma das estações (não necessariamente a mesma estação onde você a retirou), mas já pode pegar outra bicicleta logo na sequência, reiniciando o período gratuito. O intuito desse sistema de uso limitado a trinta minutos, por exemplo, é para permitir a disponibilidade da bicicleta para vários usuários ao longo do dia, o que é o real valor do compartilhamento.

Miami também possui esse modelo de cobrança, mas apenas se você for um morador e pagar a mensalidade. Para os turístas resta apenas o tradicional pagamento pelo tempo real de uso e os valores seguem os preços já cobrados pelas lojas de aluguel de bikes da região.

Descrição no totem
Descrição no totem

A tabela de valores completos para o Citi Bike Miami você encontra aqui.

Você já pedalou por aí com outros sistemas de bike sharing? Como se diferenciava esse serviço do CICIBIKE em Miami? Deixe seu depoimento aqui nas mensagens.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *