Skip to content

Aproveite as olimpíadas com a economia do compartilhamento

As olimpíadas do Rio de Janeiro estão se aproximando e a cidade está cheia de oportunidades para aqueles que desejam aproveitar os jogos e experimentar novas experiências com a economia do compartilhamento.

Transporte

Para chegar no Rio de Janeiro, se você não estiver vindo de muito longe, será possível encontrar muitas pessoas oferecendo carona em diversos grupos de redes sociais e em sites especializados. O mais famosos é blablacar, onde você tem informações mais específicas do motorista (até se ele gosta de conversar bastante durante a viagem) e também avaliações de outros caroneiros que já tiveram a oportunidade de andar com aquela pessoa.

Chegando na cidade maravilhosa, existem inúmeras opções para se locomover pela cidade:

Car Sharing: Você poderá compartilhar um carro por hora de um morador da cidade com a Fleety e aproveitar para conhecer os pontos turísticos da cidade sem gastar muito.

Ride Sharing: Se preferir, tenha um motorista a sua disposição e pegue um Uber. O serviço da empresa do Vale do Silício já está bem estabelecido na cidade e é uma opção confortável (e um pouco mais cara) para se locomover pela cidade.

Bike Sharing: O Rio possui uma malha ciclo viária que ainda não contempla toda a cidade e suas belezas, mas em locais como Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro e alguns outros pontos, será possível pegar uma bike laranja do Itaú e sair pedalando tranquilamente. As tarifas são bastante acessíveis (a partir de R$5,00 para o dia todo) e convidativas para dar um passeio ou até utilizar para se locomover entre regiões próximas.

Alimentação

A cidade também é muito famosa pela sua gastronomia com restaurantes renomados e estrelados. Mas que tal fugir um pouco do tradicional e experimentar um jantar preparado por um residente local? É um experiência e tanto e pode render novas amizades e aprendizados da cultura carioca, sendo muito mais do que um simples jantar.

Duas plataformas de meal sharing possuem ofertas no Rio de Janeiro: EatWith e MealSharing

Hospedagem

As duas opções mais famosas para hospedagem no Rio de Janeiro sem dúvida são o CouchSurfing e o Airbnb. Inclusive o Airbnb é parceiro do comitê olímpico para divulgação das suas opções de hospedagem. Há quem diga, inclusive, que a rede hoteleira do Rio de Janeiro não daria conta sozinha da demanda durante os jogos olímpicos e o Airbnb está caindo como uma luva nesse momento!

Experiências

Visitar o Pão de Açucar, o Cristo Redentor e até o Maracanã não pode deixar de fora quando visitar o Rio de Janeiro, mas você já pensou velejar pelas praias famosas (e também nas menos exploradas) com um morador local? E quem sabe fazer uma trilha que só quem já vive por lá conhece?

Além dos passeios tradicionais, os moradores da cidade oferecem experiências incríveis e que te colocam mais próximo da cultura local. Uma plataforma onde é possível encontrar experiências como as que eu mencionei é o “+Asas”. Lá, pessoas que possuem um tempo livre, e conhecimentos que desejam compartilhar com os turistas, se disponibilizam para proporcionar momentos únicos e diferenciados.

Além do +Asas, é possível encontrar inúmeras outras pessoas ofertando seus conhecimentos com a Bliive. Nessa plataforma você não troca dinheiro pela experiência, mas sim o seu tempo. Sim, a moeda de troca é o nosso precioso tempo. Funciona da seguinte forma: Você dedica o seu tempo para oferecer alguma experiência, seja para ensinar outra pessoa a tocar violão ou para acompanhar um turista em algum passeio pela cidade e, em troca, a plataforma te permite utilizar o tempo de outras pessoas que também estão oferecendo algum tipo de conhecimento.

Nada como unir um passeio aos mais famosos pontos turísticos da cidade às experiências marcantes da economia do compartilhamento! E ai, gostou das ideias? Conhece outras empresas no Rio de Janeiro que poderiam trazer novas opções para os turistas? Deixe sem comentário e compartilhe conosco.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

2 Comments

  1. Ótimo artigo, bastante esclarecedor, vou começar a seguir mais esse site!!! Muito Obrigada !!! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *