Skip to content

Os 10 melhores livros sobre a Economia Compartilhada

Nos últimos 6 anos o número de pesquisadores, autores e entusiastas da economia compartilhada cresceu muito e os que mais se destacaram decidiram relatar em livros os seus conhecimentos. Os livros não estão necessariamente na ordem dos melhores para o piores porque cada um aborda o tema com uma visão diferente. Alguns trazem o contexto histórico e como se desenvolveu, outros mais atuais já trazem mais exemplos, entrevistas e priorizam a análise dos negócios e tem também aqueles que focam na lado mais humano das relações entre as pessoas. Portanto, a lista é bastante diversa com vários temas dentro da economia do compartilhamento. Espero que vocês gostem dos livros.

Mesh. Porque O Futuro Dos Negócios É Compartilhar

Mesh. Porque O Futuro Dos Negócios É Compartilhar

Lançado na mesma época que o livro da Raquel Botsman, “The Mesh” apresenta os fundamentos da economia compartilhada. A Autora Lisa Gansky apresenta inúmeros exemplos através de “casos de estudos” de empresas que já na época eram as pioneiras em seus setores na economia compartilhada. Ela chama de Mesh toda essa rede colaborativa que se cria através do consumo consciente e do melhor aproveitamento dos recursos que possuímos, principalmente através das empresas que nos conectam a outras pessoas e que dão acesso a bens que antes só poderíamos comprar.

O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo

O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo

Raquel Botsman, uma das precursoras do consumo colaborativo desde o início desse conceito, em conjunto com Roo Rogers, lançou esse livro em setembro de 2010 e logo depois já estava no TED apresentando as suas ideias para o mundo. Por que possuir coisas que iremos utilizar apenas uma vez e depois deixa-las guardadas por anos? Essa é a pergunta motivadora do livro que explica o crescimento do consumo colaborativo e os benefícios de não ter a posse de um objeto, mas sim o seu benefício

Sociedade com Custo Marginal Zero

Sociedade com Custo Marginal Zero

Jeremih Rifkin lançou este livro em 2015 e aborda o tema do consumo colaborativo de uma forma um pouco mais radical e futurista. Ele acredita que através da internet das coisas (IOT) seremos capazes de criar uma rede global de informação que ligará pessoas através de padrões de consumo e as conectará para otimizar o consumo de bens e serviços. Assim, eliminaremos o “atravessador” e poderemos reduzir os custos fixos da burocracia, logística, estoque, e até mesmo o lucro dessas empresas que tem o papel intermediária à medida que elas desapaceriam ao longo do tempo.

It’s a Shareable Life: A Practical Guide on Sharing

It's a Shareable Life: A Practical Guide on Sharing

De todos os livros da lista, este é o único que aborda o tema de ensinar as pessas a entrarem nessa noca economia do compartilhamento e tirarem proveito dos benefícios dela. Ao invés de apenas exemplificar modelos, ele explica como utilizar e ganhar dinheiro com iniciativas do compartilhamento.

The Sharing Economy: The End of Employment and the Rise of Crowd-Based Capitalism

The Sharing Economy: The End of Employment and the Rise of Crowd-Based Capitalism

Neste livro lançado há poucos meses, o autor Arun Sundararajan explica que os conceitos do consumo colaborativo são antigos e bem consolidados. Dar carona, oferecer espaço da sua casa para outras pessoas ou mesmo emprestar um livro não é novidade para ninguém. Para ele, entretanto, a economia compartilhada é a revolução. O Ato de você oferecer algo em troca de dinheiro é o que o autor acredita que trará o “Crowd based capitalism” (Capitalismo baseado na multidão), que da a força e o poder de barganha para o consumidor, diminuindo a força das grandes corporações.

Shareology: How Sharing is Powering the Human Economy

Shareology - How Sharing is Powering the Human Economy

Ao contrário do livro anterior, o foco de Shareology é apresentar o histórico das relações humanas e como isso fortaleceu a arte de compartilhar. O autor Bryan Kramer traz uma visão mais humana de fatos históricos que motivaram o crescimento do consumo colaborativo entre as pessoas.

The Business of Sharing: Making It in the New Sharing Economy

The Business of Sharing: Making It in the New Sharing Economy

Este livro foi lançado no começo de 2015 pelo autor Alex Estephany. O foco aqui é apresentar de forma mais detalhada os negócios que foram criados ao longo dos últimos anos relacionados à economia compartilhada. Entrevistas com empreendedores do Airbnb e Zipcar são pontos altos dessa obra.

Economia Compartilhada: Como pessoas e plataformas da Peers Inc. estão reinventando o capitalismo

Economia Compartilhada - Como pessoas e plataformas da Peers Inc. estão reinventando o capitalismo

Este livro foi lançado em 2014 e foi o primeiro da empreendedora Robin Chase sobre a economia compartilhada. Nele, a autora aborda esse tema mostrando a interdependência de duas partes para o sucesso e crescimento do movimento da economia do compartilhamento: Peers e Inc. O primeiro retrata o poder das pessoas em colaborar e otimizar o uso dos recursos, já o segundo demonstra a força que as empresas tem em fomentar e dar escala para o movimento.

Peers Inc

Peers Inc

O segundo livro da Robin Chase e foca e aprofunda mais as ideias trazidas no seu primeiro livro. Peers Inc é uma obra que quer demonstrar a força dessa revolução que está acontecendo no mundo dos negócios.

Share or Die: Voices of the Get Lost Generation in the Age of Crisis

Livro: Share or dieEste livro foca no consumo colaborativo como o futuro para superarmos crises econômicas e o consumo desenfreado que prejudica a natureza. Entretanto, a abordagem do autor indica que o movimento deve vir das pessoas e não tanto de empresas que fomentam a economia compartilhada.

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

4 Comments

  1. Agora mais um também no mercado brasileiro: Consumo colaborativo como alternativa ao consumismo e o endividamento.

    • Rodrigo Magri Rodrigo Magri

      Olá Elisabete! Muito bom saber que temos uma autora brasileira escrevendo sobre o consumo colaborativo! Parabéns pela iniciativa. Certamente irei ler o seu livro. Te convido para se inscrever no blog e receber os posts toda semana no seu e-mail. Vamos criar uma comunidade mais forte aqui no Brasil em torno da Economia do Compartilhamento!

      Abraço,
      Rodrigo Magri

  2. Rogério Rogério

    Eu tenho os livros da Rachel Bostman, Lisa Gansky e Robin Chase.

    Os outros ainda não tem em português, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *